Translate

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SUCESSO NOS SETORES DE LOGÍSTICA FARMACÊUTICA E TRANSPORTE DEPENDE DE UNIÃO ENTRE EMPRESAS E PROFISSIONAIS.

Não é de hoje que a M.Care vem percebendo, através do contato com empresas e profissionais, que o setor está reagindo contra os mal empresários e amadores do setor de transporte.
Um bom exemplo é a união das idéias de empresas sérias e seus profissionais e empresas de consultoria para rastrear empresas que operam sem licenças, empresas e indústrias de todos os portes que mantém em seu quadro empresas não qualificadas e as entidades fiscalizadoras.
Outro bom exemplo é o compromisso de empresas de transporte e logística em não realizar os chamados – contratos de gaveta – realizados com estabelecimentos que necessitam do transporte e utilizam parte do transporte qualificado e parte sem qualificação.
Para a M.Care (www.mcare.com.br) existem alguns pontos importantes que ainda impedem que o transporte de produtos farmacêuticos no Brasil seja qualificado, visto que até mesmo empresas que se dizem respeitáveis e de ponta, abrem exceções quando surge um apelo comercial. Dentre estes pontos, citamos:

• Promiscuidade do setor com foco somente nos lucros, o que inclui as grandes corporações;
• Submissão do departamento técnico ao comercial;
• Promiscuidade técnico profissional;
• Ausência de uma legislação específica para a atividade;
• Prevalência do modal rodoviário;
• Ausência dos conhecimentos de qualidade por empresas e profissionais responsáveis técnicos;
• Fiscalização ineficiente:
o Portos e aeroportos;
o Barreiras rodoviárias eficientes com fiscalização sanitária;
o Vigilâncias sanitárias capacitadas;
o Baixos salários aos profissionais qualificados;
o União das ações de fiscalização entre Conselhos Profissionais, Sindicatos e Autoridades Sanitárias;

Ao contrário do que acreditam alguns empresários, as fiscalizações são de extrema validade para o sucesso de seu empreendimento e de seus investimentos na área farmacêutica. É através do fortalecimento da fiscalização que empresas sólidas e comprometidas poderão, de fato, qualificar o mercado e se consolidarem como lideres.
A legislação específica para as atividades farmacêuticas já está sendo discutida nos bastidores do setor de transporte e cresce com a adesão de empresas que têm como foco qualificarem-se para esta importante e lucrativa atividade.
Nossa Consultoria observa um mercado que vai se desenvolver e se modificar ainda mais nos próximos 8 anos, auxiliado com as ações de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica para a Copa do Mundo, a evidência do Brasil na mídia e a aparição de empresas de qualidade com suas marcas em importantes empreendimentos. A estimativa é de um crescimento de aproximadamente 180% no setor para o próximo período.

Ricardo Murça
Farmacêutico Especialista
Logística Farmacêutica e Transportes

M.CARE CONSULTORIA ANVISA